terça-feira, 6 de maio de 2008

Visitem o Museu da Miniaturado Automóvel


No museu da miniatura existem dois tipos de exposições: Esposições Temporárias e as Exposições Permanentes.

Nas exposições prmanentes, podemos encontrar:
Evolução Histórica do Automóvel – Do inicio do séc. XX até aos dias de hoje, esta colecção retracta como foi evoluindo e se aperfeiçoando o automóvel ao longo dos anos.
Aqui podemos admirar várias miniaturas como por exemplo: um Mercedes de 1901 ao Hispano Suiza H6C, um Jaguar SS1 de 1935 ao Bugati 57C de 1938.
A maior colecção e das mais emblemáticas que o Museu da Miniatura tem para oferecer é a do coleccionador Fernando Taborda.
Uma autentica viagem pelo Mundo dos Ralis, de Monte Carlo à Suécia, da Finlândia ao Safari, da Catalunha a San Remo, da Inlgaterra à Nova Zelândia, não esquecendo o nosso Rali de Portugal, considerado várias vezes “o melhor rali do mundo”, pela competitividade e pela paixão do público por esta modalidade.
Mais de mil e duzentas miniaturas desta temática, Citroen Arrastadeira, os Fiat Balila, o Talbot, os Delage, os Delahaye, os Panhard, os Alfa Giulietta, os Mini Cooper S, Porsche 911, Alpine Renault, Fiat 124 e 131 Abarth, Lancia Stratos Fulvia e Delta, Ford Escort e Focus, Subaru Impreza, Mitsubishi Lancer, Citroen Xsara e tantos outros que preencheram o nosso imaginário e os nossos sonhos de miúdos e graúdos, e olhar para o cada vez maior apuro aerodinâmico e a cada vez maior preocupação com a decoração dos veículos, alguns verdadeiramente espectaculares...

Nas exposições temporárias podemos encontrar:

Land Rover - Nascido quase por acaso, de uma situação imposta pela necessidade de ocupar provisoriamente as fábricas do Grupo Rover após o fim da Segunda Guerra mundial, enquanto este preparava o lançamento de novos modelos, um novo veículo conhecido por Land Rover foi desenvolvido quase que em segredo, com base no “Jeep” então utilizado pelas forças militares Americanas.
Do series 1,2,3 ao Range Rover e ao Defender...um mundo a descobrir daquele que é “ o veiculo mais versátil do mundo”, no Museu da Miniatura com as miniaturas do coleccionador José de Almeida.
Dream Cars – São os chamados carros de sonho, fazem as delicias do olhar de qualquer visitante ,o museu oferece nesta temática vários estilos, para vários gostos; dos Porches aos Ferrari, dos Jaguar aos Aston Martin, dos Lamborghini aos Bugatti e muitos mais.
Nascar – Entre no fascínio das corridas do Nascar, Deslumbre-se com a performance destas viaturas equipadas com motores V8 e com chassis de tubo de aço. A velocidade média é muito próxima dos 300km/h, o que já de si é impressionante. Acrescente o facto de os pilotos posicionarem os seus veículos a escassos centímetros dos seus concorrentes. O resultado é uma mistura explosiva e extremamente arriscada.
Tudo conta, nesta corrida disputada ao milímetro, desde tocar pára-choques a empurrar os concorrentes contra o muro. Muito violento, muito excitante. E que o Museu não deixa de mostrar aos visitantes, desde os primeiros modelos dos Impala, aos Ford Fairline até aos mais recentes Ford Thunderbird, Pontiac ou Chevrolet.
Táxis – Nesta temática propomos uma fascinante viagem à volta do mundo através dos mais emblemáticos táxis, do Renault AG 1 de Marne de 1914,ao Ford Fairline de Habana de 1956.Presente nesta temática, entre outros a Limousine de Lincoln e o típico Mercedes 180 D de 1960 de Lisboa.
TinTim - nasceu em 1929, nas páginas de uma revista “Petit Vingtiéme” a preto e branco, onde esteve até 1940, altura em que se mudou para jornal “Le Soir” até 1944.
A partir de 1942, as histórias de Tintim começaram a ser publicadas a cores, traduzido em mais de 50 línguas, e com mais de 200 milhões de exemplares vendidos, as Aventuras de Tintim, são hoje um verdadeiro sucesso, o museu tem para vos oferecer os carros de Tintim...o Citroen 2cv,Cadillac Fleetwoodou ou o Dodge Coronet, e muitos mais.
Dakar – O Dakar é a maior e a mais dura prova de automobilismo em todo terreno do mundo. A historia do rali começa em 1977, quando o piloto francês Thierry Sabine ficou perdido no deserto do Saara por três dias, sendo resgatado por um monomotor que passava por acaso na região. Ao voltar para a França, imaginou uma prova que começaria na Europa e terminaria na África, cruzando o deserto do Saara. O primeiro Paris-Dakar aconteceu em 26 de dezembro de 1978. Dos 170 participantes de saíram de Paris, apenas 69 chegaram a Dakar. O evento reúne pelo menos 500 veículos, entre carros, motos e camiões.
As ultimas edições têm saído de Portugal...deixe guiar pelas dunas com as miniatura apresentadas pelo coleccionador João Carmona, dos Oscar Aurélius aos Mitsubishi Pajero,do UMM SG Light á Strakar de Carlos Sousa, do VW Touareg aos camiões Kamaz, Perlini, Mercedes ou MAN...
Alfa Romeo – Em 1910 Cavaliere Ugo Stella funda a “ALFA” (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili), numa fabrica desactivada em Portobello, arredores de Milão. Em 1919 Nicola Romeo que entretanto tinha tomado controle total da fabrica, retoma a produção dos carros depois de uma paragem na produção devido á primeira guerra mundial. Em 1920 muda o nome para Alfa Romeo sendo o primeiro carro da marca o Torpedo de 20 e 30 HP. Depois de algumas crises financeiras a empresa é finalmente privatizada, passando para controle da FIAT em 1986, criando o grupo empresarial Alfa Lancia Spa. O Museu tem expostas várias miniaturas da marca italiana dos Giulia aos Giulietta, dos TZ aos Spider, um bonito espólio que fará certamente as delicias dos visitantes em particular dos denominados “Alfistas”.

Sem comentários: